HISTÓRICO

.

A união de lazer, cultura e esporte é a tríade perfeita que faz com que a Assembléia Paraense seja um clube tão amado pelo seu quadro de sócios, formado por aproximadamente 8.500 proprietários de títulos e mais de 20 mil associados, incluindo dependentes. Fundada em 27 de dezembro de 1915, a AP está próxima de completar 105 anos de atividades no Pará, com um histórico que se confunde com o desenvolvimento sociocultural do Estado.

 

Onde há conforto e segurança

 

Quem frequenta a Assembléia Paraense encontra sempre um local aprazível e animado, que oferece diversas alternativas esportivas e de lazer, e tudo com muito conforto e segurança, o que garante o bem-estar dos associados do clube, divididos entre sócios beneméritos, sócios honorários, sócios proprietários simples, remidos e empresariais e sócios cooperadores.

 

Estrutura Administrativa

 

Para oferecer ao sócio tudo o que ele precisa e com qualidade, a AP conta com uma estrutura administrativa de alto nível, formada por diretores, assessores e mais o corpo de representantes da Assembleia Geral, responsáveis por cerca de 900 funcionários e mais os prestadores de serviços, todos com a função de satisfazer plenamente os assembleianos.

 

As sedes AP

 

Como grande clube que é, a AP possui duas sedes: a Sede Social (localizada na Avenida Presidente Vargas, centro comercial de Belém) e a Sede Campestre (localizada na Avenida Almirante Barroso, uma das principais vias da capital).

 

Na Sede Social há o Salão Nobre, a Boate Social e o Terrace AP. Os três espaços oferecem elevada sofisticação e recebem os mais variados eventos. A cozinha, com padrão internacional, é outro destaque do lugar.

 

A Sede Campestre, por sua vez, é um local extremamente privilegiado pelo excelente espaço livre. São sete hectares de área, com jardins e um variado complexo poliesportivo, de lazer e gastronômico.

 

Para os esportistas, a AP oferece uma diversidade de espaços. O clube apresenta um ginásio com duas quadras de peteca e uma quadra poliesportiva; duas quadras de areia; quatro piscinas (uma para a prática de natação e hidro e três infantis); um salão de jogos totalmente refrigerado; uma academia completa, com modernos aparelhos; uma pista de cooper; além de quatro saunas com área de massagem.

 

O complexo de tênis apresenta 10 quadras dentro dos padrões internacionais, sendo quatro de saibro e seis de piso rápido, e mais três quadras de squash. Também há um restaurante refrigerado que funciona todos os dias da semana.

 

O futebol – esporte mais praticado e concorrido da AP – possui quatro campos, sendo dois de grama sintética e dois com gramado natural. O campeonato anual é disputado em nove categorias e envolve mais de 1.500 associados. Para se ter uma ideia, há mais jogos nos campos da Assembléia do que no calendário oficial da Federação Paraense de Futebol.

 

A área gastronômica da sede campestre da AP é um destaque à parte. Há o Restô do Deck, direcionado para quem procura praticidade à beira da piscina; o Restaurante Toc-Toc, com cardápio cheio de riquezas regionais e grelhados deliciosos; o Restaurante Central que oferece um cardápio variado e opções diferenciadas de serviços ao longo do fim de semana; o Bar do tênis, com ambiente climatizado e cozinha própria; além das churrasqueiras para reunião de família e amigos.

 

Para deleite das crianças, a sede campestre possui o Complexo Infantil, onde há quatro toboáguas; duas piscinas (sendo uma de correnteza); parquinho com diversos brinquedos para alegrar ainda mais a estada dos sócios mirins no clube; e a Estação Alegria com uma equipe preparada para entreter os pequenos com as mais diversas atividades.

 

Na Sede Campestre há ainda um grande leque de opções para a realização de eventos: o Salão de Festas, totalmente refrigerado, recebe eventos de grande porte; a Boate Aquarius, com arquitetura moderna, é umas das mais bonitas de Belém; e o Le Panoramique, com iluminação elegante e vista panorâmica para o Deck da Piscina, é uma excelente opção para pequenos eventos e reuniões.

 

Para completar, o moderno gerador do clube possui autossuficiência energética que garante a realização de eventos sem o risco da falta de energia.