Nota de Esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA DIRETORIA EXECUTIVA

Prezados associados,

 

Em face a recentes manifestações, a Diretoria Executiva da Assembléia Paraense, por meio do presidente Afonso Lobato, vem a público ratificar e atualizar as informações sobre os desvios financeiros, nos recebíveis de cartões de crédito e débito, identificados durante a atual gestão.

 

Inicialmente, é preciso destacar o compromisso, assumido em junho de 2017, de aprimorar os processos internos e cuidar do patrimônio de todos os associados. Foi para alcançar esse objetivo que foi contratada a auditoria externa que nos ajudou a descobrir os referidos desvios. A partir de então, desde os primeiros indícios, todas as medidas necessárias foram tomadas, como explica o presidente no vídeo a seguir:

Após a publicização dos referidos desvios em jornal de grande em circulação, em novembro de 2019, emitimos esclarecimentos aos associados em 05 de novembro de 2019 . Em 07 de novembro de 2019, esta Diretoria Executiva convocou todos os associados para uma reunião no dia 12 de novembro de 2019, a fim de compartilhar as informações tidas até o momento.

 

Antes da reunião, no dia 11 de novembro de 2019, o Conselho Fiscal reiterou suas premissas e o compromisso na fiscalização  das ações no Clube. A reunião, no dia 12 de novembro, constituiu-se como espaço de diálogo e aberto para todos os associados, sendo detalhados valores, procedimentos, datas e todos os passos dados desde o início das investigações: como a sindicância, o afastamento dos envolvidos e a denúncia à polícia. Para ter ainda mais transparência, essas informações também foram divulgadas amplamente, por meio da entrevista concedida pelo presidente Afonso Lobato ao jornal O Liberal, publicada na edição de 23 e 24 de novembro de 2019 .

 

Desde lá, as investigações têm seguido o trâmite necessário e, portanto, é importante atualizá-los que o caso já foi judicializado, com base no relatório parcial da Polícia Civil – fato que demonstra o empenho em esclarecer o ocorrido nos últimos anos, sobretudo na gestão atual. Considerando esse compromisso, diante das insinuações recebidas recentemente, o Conselho Fiscal emitiu nota de repúdio  às falsas notícias que envolvem os referidos desvios, tendo em vista a transparência de todas as ações tomadas até o momento.

 

Diante do exposto, acredita-se que é importante não apenas esclarecer os fatos, mas reforçar que a Diretoria Executiva seguirá melhorando os processos do clube e continuará empenhada em cuidar do patrimônio de todos os assembleianos.

 

Belém (PA), 26 de junho de 2020.